Comandos

     AutoFormatação

     Este curso formata o texto enquanto é digitado. Vimos a correção automática que ao digitar uma palavra sem acento e esta por sua vez, contiver na lista de entradas, automaticamente, é corrigida. Mas existem outros como:


    Entrada - ao digitar os caracteres abaixo são formatados automaticamente - Saída
                                         


     Além de criar bordas, formatar números ordinais e fracionais, o recurso AutoFormatação permite criar listas numeradas e com marcadores automaticamente.

     Exemplo:

     Digite o número 1, em seguida, um ponto final, depois, dê um espaço em branco e digite uma palavra. Agora, dê um ENTER. A numeração é automática, cada vez que digitar o conteúdo e pressionar a tecla ENTER. Para cancelar, basta pressionar a tecla ENTER sem conteúdo algum em uma linha contendo a numeração que esta será cancelada.



     Ao invés de utilizar números, pode ser usado símbolos como marcadores (*, >, =>). É o mesmo procedimento usado para lista numerada.

    


     Outras entradas:
  • Estilo negrito: digite um asterisco, em seguida, digite a frase. Depois, digite o asterisco. Os asteriscos formatam o texto para o estilo negrito. Exemplo: *UNOPAR* para UNOPAR.
     
  • Estilo sublinhado: digite o símbolo underline ( _ ), imediatamente, digite a frase, termine com o símbolo underline. Os símbolos formatam a frase para estilo sublinhado. Exemplo: _UNOPAR_ para UNOPAR.
     
  • Endereço eletrônico: digite um endereço de página e pressione Enter, automaticamente, o endereço é formato como um hyperlink. Exemplo: www.unopar.br .
     
  • Tabela: Digite um sinal de adição (+), depois, digite vários sinais de subtração (-). Agora, digite outro sinal de adição, e assim, sucessivamente, ao finalizar digite um sinal de adição e pressione a tecla ENTER. Uma tabela surge, os sinais são de adição (+) representam as colunas da tabela e os sinais de subtração (-) representam a largura da coluna. Exemplo: +----------+--------------------+---------------------+    para

     Caso queira desativar algumas dessas opções é preciso acessar o Menu Ferramentas, selecionar AutoCorreção e escolher a Guia AutoFormatação ao digitar . Surge uma caixa de diálogo, clique na caixa de verificação e desmarque a opção que deseja, exemplo: Tabelas. Clique em OK, a partir de agora, ao digitar os sinais de adição e subtração não aparecerá a tabela.

                                      Figura 67 - Modelo de Caixa de Diálogo AutoCorreção - Guia AutoFormatação ao digitar

 
Mapa do Site