PESQUISA NA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ 

A Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, consciente de seu papel na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e com base científica sólida, desempenha, também, um papel importante no desenvolvimento das investigações científicas, tecnológicas e humanísticas. Constitui-se em uma via dinâmica para a produção de novos conhecimentos aplicáveis à solução de problemas e necessidades da comunidade e para a elevação da qualidade do egresso de graduação e pós-graduação. 

Proporciona, ainda, a formação de profissionais realistas, pragmáticos, criativos, capazes de promover o desenvolvimento em condições de escassez e de adversidade. Busca a formação de profissionais com inquietudes, habilidades e iniciativas para gerar sua própria fonte de trabalho ou atender as necessidades do concorrido mercado de mesmo. Neste sentido, a política científica da UNOPAR integra, em um sistema único, todas essas metas. 

A pesquisa, sempre que possível, é multidisciplinar. Abrange várias áreas do conhecimento enquadradas nas linhas de pesquisa, definidas pela comunidade científica da Instituição, conta com a participação ativa dos estudantes, induzida às áreas estratégicas, sempre alerta ao atendimento atual e futuro das necessidades sociais. 

A pesquisa, o ensino de graduação, de pós-graduação e a extensão são atividades indissociáveis. A Coordenadoria de Pesquisa, órgão gestor da investigação científica na UNOPAR, interage com o Conselho Científico, Comitê de Ética, Consultores e com os Núcleos de Pesquisa. Essa Coordenadoria orienta, ainda, a experiência científica na busca de resultados que apresentam razões de congruência entre os propósitos, caracteres e fins descritos em cada área de conhecimento, tudo de forma adequada à proposta de ensino de cada programa de formação profissional. 

Nesse sentido, para o aluno de graduação, a participação no Programa de Iniciação Científica - PIC é uma oportunidade de aprendizagem, tanto em níveis curriculares como extracurriculares, estimulada e induzida continuamente. Os cursos de pós-graduação são vistos como uma das prioridades da Instituição, uma vez que por meio deles se realiza o contínuo aperfeiçoamento de profissionais de diversas formações e habilidades. 

Todos os projetos de pesquisa passam por um processo de análise e aprovação, no qual o Conselho Científico e os Consultores “ad hoc” desempenham um papel central . Por sua vez, cada projeto em execução tem acompanhamento administrativo e científico por parte da Coordenadoria de Pesquisa. 

O intercâmbio interinstitucional é incentivado pela participação de professores convidados em cursos de Pós Graduação, em projetos de pesquisa e nos programas de extensão, enriquecendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão de ambas as Instituições. 

Outro aspecto importante a ser considerado é o da divulgação científica. Para tanto, a UNOPAR publica trimestralmente a revista “ UNOPAR CIENTÍFICA” compartilhada entre áreas de Saúde, Empresariais e Jurídicas, Humanas e Exatas, com Conselho Editorial externo, onde os pesquisadores desta e de outras instituições publicam os resultados de suas pesquisas. O setor dispõe, ainda, de uma equipe especializada para apoio na editoração de livros e divulgações artísticas e culturais. Além disso, são realizados (desde 1993) os Encontros de Atividades Científicas, onde os professores, pesquisadores e acadêmicos em regime de Iniciação Cientifica, de todos os cursos, desta e de outras Instituições, têm a oportunidade de divulgar e discutir seus trabalhos com a comunidade universitária. 

Em sua primeira edição, foram apresentados 216 trabalhos e, nos anos de 1999 e 2000, o evento contou com crescimento acentuado no número de trabalhos apresentados, totalizando 561 e 758, respectivamente. 

A Instituição incentiva, também, a divulgação dos resultados de pesquisa em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, com auxílios financeiros aos autores, bem como em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas. 

Enfim, a pesquisa na UNOPAR contribui, de forma relevante, para a manutenção da formação acadêmico-profissional, da sustentabilidade do desenvolvimento regional e, conseqüentemente, da elevação da qualidade de vida da população.

 

Pesquisa / Programa de Iniciação Científica / Formulários /
Organização das Atividades de Pesquisa na UNOPAR / Bolsas de Iniciação Científica